As temperaturas extremas que vem ocorrendo na região neste verão, atrelada à forte estiagem e déficit hídrico, vêm provocando queimadas que já consumiram proximamente 500 hectares de campo na APA do Ibirapuitã, (Área de Proteção Ambiental do Ibirapuitã) que contempla quatro municípios: Livramento, Quaraí, Alegrete e Rosário do Sul.
Segundo a gestão da APA, e chefe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Raul Paixão, as equipes tanto do ICMbio quanto dos Bombeiros, têm atuado em diferentes frentes no combate direto a essas ocorrências que são registradas em áreas de difícil acesso muitas vezes, por isso o apoio dos moradores do interior é fundamental neste período crítico.
“Pedimos ajuda dos produtores rurais para nos auxiliar no combate a essas queimadas. Que eles tenham as bombas de águas sempre abastecidas e abafadores à disposição e que façam medidas preventivas nas propriedades rurais com o gradeamento de faixas para evitar a dispersão das chamas”, pediu Raul.
Em caso de emergência envolvendo queimadas contate o Corpo de Bombeiros de Sant’Ana do Livramento pelo telefone e WhatsApp (55) 9 8431 – 4250.
![](https://www.aplateia.com.br/wp-content/uploads/2025/02/DJI_0138-1-300x225.jpg)
![](https://www.aplateia.com.br/wp-content/uploads/2025/02/DJI_0138-1-300x225.jpg)